sexta-feira, 27 de novembro de 2009

.apresentação.



Bom pessoal, ontem foi a apresentação do nosso Macunaima Digital. Depois de 4 anos de muito estudo e de um 2009 cheio de tarefas ligadas ao estúdio Stereographic e ao projeto de um novo modelo de livro digital agora acabou. Mas, como terminamos nossa apresentação 'é um trabalho que não tem fim'. Iniciamos uma discussão que pode durar 100 anos! Mas iniciamos a discussão e já é um bom começo, assim como carros movidos a suco de cenoura são lançados em salões de automóveis como carro conceitos que podem ser comercializados daqui a uns 200 anos somente.
Foi muito importante encontrar amigos, familiares, professores, companheiros, maridos, mulheres, namoradas, primos e irmãos na platéia. Pessoas que viram nossos esforços e, meio sem entender nada tinham que entender nossa entrega, falta de tempo e sono para finalizar este trabalho. Foi fantástico vê-los comentando orgulhosos do nosso produto final.
E o nosso grupo? Em nome de todos preciso destacar nossa união do começo ao fim do projeto, aliás, desde os primeiros dias do curso de design digital começamos a nos formar, um time que só cresceu com a entrada de nossas fantásticas meninas. Não podemos dizer que nos matamos todos juntos ao perder dias, fins de semanas e noites em claro produzindo isso, pois nos divertimos muito também. Não podemos dizer que abandonamos por ora nossas famílias pois nos tornamos parte da família de cada um. Muitos dizem que se deve separar amizade de trabalho, felizmente nosso grupo conseguiu aliar essas duas coisas de uma forma incrível! Uma sintonia fantástica! E eu creio que possamos planejar muito mais projetos, sem essa dura responsabilidade acadêmica, mas com a vontade de discutir a linguagem do design e a confiança em cada membro desse estúdio fantástico que transformou-se o Stereographic.
Temos só a agradecer todo o apoio que tivemos, toda a força e energia positiva que nos mandaram e agora com muito mais tempo poderemos detalhar mais o nosso aplicativo aqui no blog. Tenho certeza de que quem gosta do Macunaima vai amar e quem ainda não gosta vai passar a ver com outros olhos o nosso herói nacional!

Enfim, de verdade, tem mais não.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

.logo.do.aplicativo.



Esse é o logo do projeto. Faltam 2 dias para apresentrmos.
Tem mais não.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

.epilogo.


O cenário do epilogo. Tá acabando!

sábado, 24 de outubro de 2009

.work.in.progress.







e vamo que vamo. Pouca saúde e muita saúva os males do Brasil são!

Tem mais não.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

.criação.de.cenário.

Bem, vou mostrar hoje um pouco de como as coisas 'acontecem' quanto a criação dos cenários. Primeiramente fazemos uma composição simples, lápis no papel mesmo, já contando com as posições onde ficarão as personagens, elementos estáticos, elementos de interação, etc.



Depois esse planejamento vai para o Illustrator onde começa a ganhar sua forma digital.



Por fim, vai ao Photoshop para aplicação de textura através dos brushes.



Depois personagens e animações. Mas isso fica pra depois beleza?

Tem mais não.

domingo, 11 de outubro de 2009

.portuguesinha.



Opa opa opa! Paparazzi tavam lá de boa na lagoa, na praia do Flamengo e... e... Pegaram o Herói num momento brincalhão!!! E a Vei com suas filhas? Ficaram umas feras!!!

tem mais não.

sábado, 10 de outubro de 2009

.no.puito.

.macumba.


E no atabaque Pixinguinha. Na dança a velha Tia Ciata. Polaca que vai tomar um coro e o Macunaima na cachaça.

Esse fds tá rolando muito Macunaima no Twitter, aliás, quem não segue por favor @macunaima_

Legal todas as opiniões sobre o herói. Todo mundo querendo ser Macunaima. É uma história fantástica e ilustrar/animar está sendo uma grande experiência.

Tem mais não!

sábado, 3 de outubro de 2009

.referência.de.Di.Cavalcanti.


Essa ilustração teve alguns ajustes, como a grama e os prédios ao fundo no ambiente externo da mansão do Venceslau Pietro Pietra. E num é que o gigante apesar de mau tem um bom gosto artístico? Isso mesmo senhoras e senhores! Em sua sala ele tem nada mais nada menos que uma obra de Di Cavalcanti! A obra se chama 'Carnaval'.

Para quem não sabe, Di Cavalcanti é uma referência muito forte presente nas ilustrações e esse quadro numa ilustração é só mais uma forma de homenagear esse grande artista que, concerteza, enriquece muito o nosso trabalho.

Valeu aê Di!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Por trás das ilustrações

Quem olha as ilustrações que estão sendo postadas pelo Fábio, pode pensar que um desenho é pura criatividade, que vai saindo da cabeça de quem desenha, só acompanhando o texto do livro, mas "Não é não! Meus senhores e minhas senhoras!". Para sair tudo isto, além das referências visuais e da técnica do ilustrador, é necessário elaborar todo um roteiro que indique ao ilustrador o que deverá fazer parte da cena, quais elementos deverão ter ação etc.

Para fazer isso, tivemos que adaptar cada capítulo ou partes de capítulos do Macunaíma. E adaptar significa captar a essência das histórias que queremos contar e não apenas separar trechos. Ainda que se refira ao capítulo, cada ilustração também deve ter uma vida própria, uma capacidade de contar ela mesma uma história, caso contrário acabará sem nenhum atrativo. Um enfeite.

Vejam abaixo um exemplo do nosso roteiro:

Capítulo 7 – Macumba

Ilustração 13 – página 36, linha 1 até página 44, linha 20
Período do dia: noite
Personagens: Macunaíma, Tia Ciata, tocador de atabaque (Pixinguinha), Piaimã, polaca muito pintada na cara e outros
Ambiente: Terreiro
Descrição:
Macunaíma procura o terreiro de Tia Ciata para pedir a Exu força para surrar Piaimã. Durante um ritual, uma polaca recebe Exu e atende o pedido de Macunaíma. Enquanto o herói surra a polaca, Piaimã sofre as dores em sua mansão.
Movie de abertura: Macunaíma, vestido de francesa escapa da mansão do Piaimã e se esconde em um buraco. O gigante enfia a mão no buraco e vai arrancando as peças de roupa de Macunaíma e atirando longe, até que agarra o próprio Macunaíma e também o atira longe. Macunaíma cai em uma praça e tenta arrancar uma árvore com as mãos. A árvore nem se mexe, então Macunaíma vai até o terreiro de Tia Ciata.
Ponto zero: Macunaíma no terreiro, Tia Ciata sentada, a polaca no meio da roda, um tocador de atabaque, vários macumbeiros e atabaque encostado na parede. Janela para ver Piaimã apanhando.
Botões Ação:
1 – Macunaíma: clica em Macunaíma ele bebe cachaça.
2 – Tia Ciata: clica em Tia Ciata ela dança e bebe cachaça.
3 – tocador de atabaque: clica no tocador de atabaque e ele toma cachaça e batuca.
4 – Polaca: clica na Polaca ela dança, Macunaíma dá-lhe uma surra e o Piaimã sente as dores.
Botões Informação:
1 – Macunaíma: font0001
2 – Tia Ciata: cult0021
3 – tocador de atabaque: cult0023
4 – atabaque: cult0012

Depois vamos conferir se o Fábio vai fazer direito.

Que me diz, perdiz?

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

.bebendo.cachaça.na.macumba.



Esse cenário não sei nem se posso dizer que é uma releitura de um quadro do Di Cavalcanti que se chama 'Músicos':



Eu disse releitura? Disse, mas eu menti! Eu copiei mesmo. Eu não disse que faria uma releitura, eu disse que parecia uma releitura, logo uma cópia é uma releitura fiel. Não sei porque, mas isso tudo é culpa do Maanape, e do Jiguê - que é muito bobo. Macunaima que disse. Então tá falado.

Tem mais não.

domingo, 27 de setembro de 2009

.o.gigante.e.a.princesa.


E o famoso 'tapa na boneca'.

n'a pas plus - é o 'tem mais não' em francês. Vai mexer? Stereographic também é cultura!

Update:
na verdade o correto é 'n'avoir pas plus non' para 'tem mais não.

Agora sim.
n'avoir pas plus non

terça-feira, 22 de setembro de 2009

.ops.


Hmmmm, a intenção do Piaimã não é dar um banho relaxante no Macunaima é?

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

.jardim.da.mansão.


E o danado do Piaimã acertou uma seta no herói Macunaima. E agora?

domingo, 20 de setembro de 2009

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

.estiloso.


Ih! Nosso herói chegou em sampa arrasando einh!

tem-mais-não.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Manual de Identidade Visual

Como parte integrante do trabalho de conclusão de curso, foi proposto a criação de um estúdio de design, desenvolver a sua marca e toda a identidade visual. Efetuamos muitas pesquisas, sempre procurando referências que serviram de inspiração tanto para a criação da nossa marca, como também a identidade visual que utilizaremos em nosso estúdio.

Uma pequena parcela deste trabalho pode ser visualizado nas imagens abaixo. Estas são as imagens das páginas desenvolvidas para o nosso manual de identidade visual.






















terça-feira, 15 de setembro de 2009

.macunaima.brincando.

E como brinca o nosso herói einh!!!
Aqui está uma animação que estará presente em nosso aplicativo.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

.maanape.na.cidade.


Opa opa opa! Olha só o Maanape correndo pelado em São Paulo!
Mas o que vão aprontar em sampa esses tapanhumas einh...

Num posso nem falar 'tem mais não' pq tem, ô se tem! Tem muito mais!

sábado, 12 de setembro de 2009

.ci.


Ci, guerreira e grande amor do Macunaima em sua aldeia.

.aldeia.das.icamiabas.



Só uma palavra pra descrever: SHOW!

there´s no more

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

.cusparada.


Opa opa opa!!! E o nosso herói bem num momento temperamental de sua infância!!! É cuspe nos índios da tribo. Será que ele cospe assim nas índias também?

tem mais não.

domingo, 6 de setembro de 2009

.somos.nozes.



Somos nozes!
tem mais não.

sábado, 29 de agosto de 2009

Filho de Ci e Macunaima


Sim! Eles vão ter um filho!!! Espero não ter estragado esse caítulo... Mas é tão óbvio pra vocês que adoram novelas! Os mocinhos sempre tem filhos... Seja no meio da história seja no final.
E bem... Uns bebês são bonitinhos e outros... Outros são do Macunaima!

Parece um sapinho né? Hahahahahhahaha.

tem mais não

Venceslau Pietro Pietra ou TonyRamos?



Agora sim ele ficou mais 'asqueroso' não? Faltava alguma coisa nele... Não que o Tony Ramos seja asqueroso - bem... Até é mas... Enfim - porém nosso vilão precisava de algo a mais pra ficar mais Grrrrrrrrr... Então pelos... até nas orelhas!!!

E ele faz barbaridades com esses furos nas orelhas... Vocês não perdem por esperar!

tem mais não

Ci - Agora sim!


A Ci estava muito 'branca' na primeira versão e tinha um erro crucial: o peito destro dela que é seco e não o esquerdo como eu tinha o desenhado antes. Mas nada que outra boa leitura no livro não me fez perceber a bur... ops, desatenção na hora de finalizá-la.

Agora sim o Macunaima poderá ficar loucamente apaixonado por esta belezinha... E aí, digna de Playboy ou não?

tem mais não