terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O projeto de livro em hipermídia

Muitas discussões ainda existem sobre a leitura em nossa chamada “era digital”.
Fala-se no fim dos livros impressos, na Internet como inimiga da leitura, na liberdade proporcionada pela navegação digital e na perda da cultura de forma geral, entre outros aspectos desta discussão que procura instituir uma oposição entre a Web e os livros impressos como veículos de desenvolvimento do conhecimento e da cultura.
Nossa proposta é desenvolver um projeto que permita a integração do livro tradicional com os conceitos e aplicações de hipertexto e hipermídia como método de tornar a leitura muito mais abrangente, congregando as mais diversas informações relativas ao livro escolhido como objeto do projeto.
Além disso, nos propomos a integrar elementos visuais e sonoros que tornem a experiência da leitura de nosso protótipo de livro em hipermídia ainda mais atrativa e completa, permitindo aprofundar ainda mais o conhecimento obtido durante o ato de leitura.
Por meio deste blog apresentaremos não apenas o desenvolvimento do nosso projeto, mas também discussões sobre as pesquisas que realizaremos durante o processo.
Inicialmente fiquem com alguns links sobre a “batalha” entre os defensores do livro impresso e da Internet, bem como outros relativos à venda de livros pela Internet e livros no mundo digital:

http://www.nytimes.com/2008/07/27/books/27reading.html?pagewanted=print

http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2437

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3323639-EI4799,00.html

http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=5344

Traremos mais destas discussões durante nosso projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário