terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Por que Macunaíma?

A escolha do livro para nós deveria atender a alguns critérios:

- Obra de caráter literário;
- Obra conhecida e reconhecida;
- Obra que proporcionasse uma ampla gama de referências;
- Obra que de alguma forma se relacionasse com o modelo de livro em hipermídia;
- Obra que permitisse experiências visuais;
- Obra que não estivesse restrita a públicos específicos.

Não foram necessárias muitas pesquisas para decidir pelo livro Macunaíma, de Mário de Andrade.
Macunaíma, além de ser considerado um dos marcos na literatura moderna brasileira, tem sido objeto dos mais variados estudos tanto na área literária quanto nas áreas sociológicas, antropológicas, culturais e até mesmo da astronomia.
Também é, repetidamente, utilizado como livro obrigatório em diversos vestibulares no Brasil, indicado como leitura em várias etapas de nossas vidas escolares.
Também já foi representado no teatro e no cinema.
No aspecto de referências, Macunaíma pode ser visto quase como um resumo das pesquisas de Mário de Andrade sobre os mais diversos aspectos da cultura popular brasileira – em suas origens indígena, africana e européia – bem como citações históricas e geográficas do país.
No campo visual podemos encontrar no projeto modernista ligações das representações gráficas primitivas com as vanguardas européias da época – década de 20 – o que nos dá, sem dúvida uma enormidade de possibilidades de experimentação.Por fim, resta a questão “em que o Macunaíma se diferencia de outros livros em relação aos meios digitais?”. Trataremos disso em nosso próximo post.

Um comentário: